Mulheres parlamentares do PT atuam em defesa dos direitos das mães

Conheça algumas leis e propostas de vereadoras e deputadas do PT pelo direito à maternidade com dignidade

Quando falamos em eleger mais mulheres na política, trata-se não só de ter uma representante em espaços de poder, mas garantir que elas atuem em defesa dos direitos das trabalhadoras. Não basta estar no poder para cumprir cota de gênero ou aparecer na TV para fazer demagogia no Dia das Mães ou ocupar Ministério para passar pano aos ataques contra os direitos das mulheres.

As mulheres eleitas pelo Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, seja no executivo ou no legislativo, atuam diuturnamente, ao longo de toda a gestão, em defesa de todas as mulheres, inclusive das mães.

Levantamos aqui algumas leis e projetos de lei apresentados pelas nossas parlamentares que tem como foco o direito ao maternar com dignidade – porque glamourizar cansaço, exaustão e sobrecarga sob o título de “guerreira” não melhora a vida de nenhuma mulher.

Em Salvador, a vereadora Maria Marighella aprovou o acolhimento noturno no contexto do Plano Municipal da Infância e adolescência, apesar de ser voltado para as infâncias, a legislação impacta muito fortemente as mães. Marighella também apresentou o projeto “Salvador Por Todas”, um auxílio emergencial em dobro voltado para mães chefes de família monoparentais.

Na capital paulista, a vereadora Juliana Cardoso é autora de três leis importantes para as mães paulistanas: o Programa Mãe Canguru, de assistência ao recém-nascido de baixo peso; a lei que permite a presença de doulas durante o parto e da criação de Centro de Parto Normal. Essas duas últimas iniciativas também ganharam asas fora de São Paulo.

Em Fortaleza, a vereadora Larissa Gaspar apresentou projetos para a criação de Centros de Parto Normal, a implementação do Parto Humanizado, de ações contra a violência obstétrica e a permissão de doulas durante o trabalho de parto.

Em Goiás, a deputada estadual, Adriana Accorsi é autora do projeto de lei que obriga a instalação de espaços infantis nas instituições de nível superior, para garantir que as mães estudantes possam deixar seus filhos com segurança enquanto assistem as aulas.

“Nós, mulheres do PT, temos o pé na realidade da classe trabalhadora e, quando ocupamos espaços eletivos, atuamos em defesa dos interesses de quem mais precisa. E é importante frisar que, quando se constrói uma sociedade melhor para as mães, inevitavelmente estamos construindo uma sociedade melhor para todo mundo”, afirmou Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT.

Ana Clara Ferrari, Agência Todas