População de Serra Talhada (PE) diz esperar ansiosa a volta de Lula

Lula tem encontro emocionante com a cidade do sertão pernambucano. “Volta rápido que estamos à sua espera”, diz moradora Dona Buruca

foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula e dona Buruca, moradora de Serra Talhada, na noite desta quarta-feira (20)

Ao chegar a Serra Talhada, segunda cidade visitada em sua viagem a Pernambuco, Lula ouviu, nesta quarta-feira (20), que o povo do sertão não se esqueceu de seu governo e aguarda ansiosamente a sua volta.

“Lula, Serra Talhada está pedindo socorro a você. Volta rápido que estamos à sua espera”, disse Dona Buruca, conhecida moradora da cidade, escolhida para dar as boas vindas ao ex-presidente.

“É muita fome que existe, e sede também. Lula, você tirou o cavalo e o jumento e deixou o homem no carro e na moto, mas o homem não pode mais rodar, não pode mais comprar gasolina. Ou vende ou a ferrugem vai comer”, completou a senhora, dizendo ainda que nunca se esqueceu da cisterna que recebeu para armazenar água.

O ex-presidente, por sua vez, disse ser especialmente grato à cidade, que já lhe deu mais de 90% dos votos em uma eleição. E se comprometeu a, caso volte a governar o país, priorizar os mais necessitados (veja a íntegra do ato no fim desta matéria).

“O povo não pede nada exagerado”

Ser presidente, disse Lula, não é muito complicado. Basta definir quem deve ser prioridade. E, para ele, a prioridade são os mais pobres, que não exigem muita coisa, ressaltou.

“O povo não pede nada exagerado. Todo mundo que está nessa praça quer um emprego decente, um salário que dê para levar comida para casa, que dê para cuidar da família. Todo mundo quer ter uma casinha e colocar o filho numa escola de qualidade e na universidade”, descreveu.

No entanto, o governo atual governa para os ricos, disse Lula. “O Guedes criou um tal de teto fiscal, que não pode gastar. Não pode gastar com o quê? Não pode gastar com o povo, com o pobre, com as pessoas que mais necessitam. Mas, com os outros, eles gastam e gastam à vontade. Criaram até um tal do orçamento secreto na Câmara dos Deputados, em que mais de R$ 30 bilhões são distribuídos sem ninguém saber para onde vai.”

Agora, Jair Bolsonaro tenta distribuir dinheiro às vésperas das eleições. Lula voltou a aconselhar que a população pegue o benefício e compre comida, mas não venda seu voto. “Vocês não podem acreditar em fantasia. Na dá, a essa altura do campeonato, a gente acreditar em bondade desse genocida que não teve coragem sequer de colocar vacina no momento em que a ciência determinava que tinha vacina”, lembrou.

Universidade e transposição

Ao lado de Lula, no palanque, estavam importantes lideranças estaduais, regionais e nacionais que o acompanham nesta visita a Pernambuco, que se iniciou por Garanhuns, onde Lula conheceu a réplica da casa onde passou os primeiros anos de vida e também participou de um ato público.

Também discursaram o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin; o pré-candidato ao governo  Danilo Cabral (PSB); a pré-candidata ao Senado pelo PT, Teresa Leitão; o governador Paulo Câmara (PSB); o senador Humberto Costa (PT-PE); a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB); o vice-presidente do PT e deputado federal Marcio Macedo (SE); o prefeito do Recife, João Campos (PSB); o presidente estadual do PT, Doriel Barros; e o deputado federal Silvio Costa (Republicanos-PE).

Recebendo a todos, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), lembrou importantes obras que os governos Lula levaram à região, como a Universidade Rural e a transposição do Rio São Francisco. “O senhor fez brotar vida no solo seco”, agradeceu a Lula.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast