PT: Diretórios estaduais do RS e SP têm novos presidentes

Juçara Vieira substituiu Paulo Pimenta, no PT-RS, e Kiko Celeguim entrou no lugar de Luiz Marinho no PT-SP. Pimenta e Marinho viraram ministros do governo Lula

Juçara Vieira é a nova presidenta do PT-RS e Kiko Celeguim assumiu a presidência do PT-SP Fotos: Reprodução

O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul elegeu no sábado (4) a professora Juçara Dutra Vieira, para presidir o PT gaúcho pelos próximos 3 anos.

Juçara substitui o deputado federal Paulo Pimenta, que renunciou ao cargo de presidente estadual após ter assumido como ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) do governo Lula.

Juçara Dutra Vieira é professora aposentada da rede pública estadual do RS, é formada em Letras, com especializações em Língua Portuguesa e em Literatura Brasileira, e doutora em Políticas Públicas e Gestão da Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Antes de assumir a presidência do PT/RS, ela compôs a Executiva Estadual, como vice-presidenta.

Também no Diretório Estadual do PT de São Paulo foi feita a substituição do então presidente Luiz Marinho, deputado federal eleito em 2022 e licenciado devido a ter sido nomeado como ministro do Trabalho.

O atual presidente estadual do PT de São Paulo é o também deputado federal Kiko Celeguim, que foi eleito para a Câmara Federal no ano passado.

Francisco Daniel Celeguim de Morais, conhecido como Kiko Celeguim, iniciou sua vida política em 2004, como o mais jovem vereador eleito na história de Franco da Rocha, aos 20 anos. Em 2012, foi eleito prefeito de Franco da Rocha, sendo reeleito em 2016 com a maior votação do município. Nas eleições de 2022 foi eleito deputado federal com 167.438 votos.