Roberto Requião (MDB) sai em defesa da senadora Gleisi Hoffmann

Preocupado com a escalada do partidarismo no judiciário, senador se disse apto a testemunhar “a moralidade, a dignidade e a honestidade” da colega

Alessandro Dantas/PT no Senado

O senador Roberto Requião em manifestação de apoio a Gleisi: ""

Preocupado com as consequências do partidarismo que tomou conta da Operação Lava Jato, o senador Roberto Requião (MDB-PR) subiu ao plenário para dar seu testemunho sobre a “moralidade, a dignidade e a honestidade” da senadora Gleisi Hoffmann.  Após quatro anos de ilações e acusações forjadas por parte da imprensa, a senadora e presidenta do PT será julgada na próxima terça-feira, 19, por suposto “recebimento propina” no STF.

Requião lembrou a posição histórica de Gleisi em defesa do capital produtivo, das mulheres e das minorias, e disse que já esperava que essa luta provocasse reação raivosa de parte da imprensa e setores do judiciário. “E daquela banda da internet contaminada pela hidrofobia fascista”, completou.

Os dois se conhecem desde a juventude, quando ela foi uma das coordenadoras estudantis de sua campanha à prefeitura de Curitiba, em 1995.

Ele pediu ainda que os ministros que tenham “algum fiapo de dúvida” sobre a politização das denúncias do Ministério Público contra a senadora, comparem as denúncias contra outros senadores e as acusações mantidas contra a presidenta do PT. Também pediu à Mesa Diretora do Senado que apresentasse cópia de seu pronunciamento a cada um dos onze ministros do STF que julgarão Gleisi. “Que se faça a luz. Que se faça justiça!”.

O processo foi originado das delações de um suspeitíssimo personagem: Alberto Youssef, ligado ao PSDB. Em aparte a Requião, o senador Humberto Costa lembrou que Youssef foi acusado recentemente de receber mesadas de outros doleiros para enviesar suas delações. “A simples denúncia de que ele tenha vendido delações já seria o suficiente para colocar sob profunda suspeição tudo aquilo que aconteceu ao longo desse processo.”

Gleisi cumprimenta o senador Humberto Costa

Lindbergh Farias reforçou sua convicção de que ela será inocentada no dia 19. “Gleisi é uma dessas pessoas que entraram na vida política jovem, líder estudantil, por compromisso com o povo mais pobre desse País, com os trabalhadores”. A senadora Regina Souza também se manifestou.

Gleisi e o senador Paulo Rocha

Retidão na defesa de um país mais justo

O senador pernambucano Fernando Coelho (MDB) reiterou as declarações do colega de partido. Mesmo estando em um campo político oposto, ele fez questão de elogiar de testemunhar os exemplos de “correção, de firmeza, de propósito, de devoção, de entrega, de paixão ao serviço público federal” da senadora. “Sobretudo na defesa de um Brasil mais justo, mais fraterno, mais igual, mais solidário”, completou.

Assista o vídeo:

Em pronunciamento, Requião manifesta apoio a Gleisi

Eu sei bem o papel que tenho na história e por que faço política. Agradeço de coração o testemunho do colega e companheiro Roberto Requião, a quem admiro e que é uma referência para mim, para a política e para o mundo jurídico. Também às demonstrações de apoio de todos. Gratidão eterna pelas palavras e pela amizade.

Publicado por Gleisi Hoffmann em Quarta-feira, 13 de junho de 2018


Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast