Rui Costa lamenta morte de policial e rechaça politização do episódio

Em vídeo, o governador da Bahia se solidarizou com a família do PM envolvido, agradeceu os homens do Bope e refirmou compromisso com a proteção e a vacinação das baianas e dos baianos

Foto: Jonne Roriz

Costa: "É a maior tragédia da historia da Bahia, o Corpo de Bombeiros não tem registro de algo nessa proporção"

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), divulgou vídeo, na segunda-feira (29), no qual lamenta o fato, ocorrido no último domingo (28), que terminou com a morte de um policial militar do estado. Após prestar solidariedade à família do PM e agradecer aos outros militares envolvidos na operação, que colocaram suas vidas em risco, Costa rechaçou as tentativas de usar o triste episódio para atacar as medidas necessárias de controle da Covid-19 e colocar as forças de segurança contra o governo.

Rui Costa lembrou que prefeitos e governadores que trabalham para salvar vidas vêm sofrendo constantes ataques. Ameaças de morte foram feitas ao prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva (PT), e ao governador do Ceará, Camilo Santana (PT), mas essas tentativas de intimidação têm como alvo gestores de vários partidos que trabalham no combate à pandemia.

“Se alguém acha que vai nos intimidar distribuindo mentira, calúnia, difamação, está muito enganado. Eu quero aqui reafirmar, ao povo da Bahia, o nosso compromisso de combater a pandemia. O nosso compromisso com a saúde e com a vida dos baianos e das baianas. Continuaremos lutando, dia após dia, por mais vacinas. Vacinas para os policiais militares e civis, para as guardas municipais, para os trabalhadores da educação”, disse o governador.

Ele também reafirmou o compromisso de “continuar trabalhando, dia após dia, pela paz em nosso país, pelo desenvolvimento, pela harmonia, pelo respeito à lei e à Constituição brasileira”. “Vamos continuar trabalhando para salvar vidas humanas”, assegurou.

Manipulação política

No domingo, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) precisou conter um policial militar que sofreu um surto psicótico e estava fortemente armado, no Farol da Barra, em Salvador. Após horas de negociação, sem medir esforços para que o episódio tivesse um fim pacífico, a equipe do Bope foi atacada pelo PM com tiros de fuzis, sendo obrigada a defender a população e a própria vida.

Nas redes sociais, grupos bolsonaristas, que insistem em negar a ciência e se opõem às ações de isolamento social, como as implementadas na Bahia, tentaram utilizar o episódio para construir uma versão mentirosa de que o policial havia se rebelado contra essas medidas. Tais mentiras foram espalhadas na internet com o intuito de colocar as forças de segurança contra governadores, não só na Bahia, mas em todo o país.

Uma das pessoas que investiram nessa manipulação política de um trágico episódio foi a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), que, ao incentivar publicamente um motim de policiais perdeu completamente a capacidade de continuar no cargo de presidenta da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

A absurda e irresponsável mentira foi desmascarada não só pelo governador Rui Costa como pela imprensa que estava no local e pelo comandante do Bope da Bahia, major Cledson Conceição. Em um vídeo, o militar esclarece que os homens deslocados para a operação verificaram que o policial estava armado de fuzil e em um claro surto psicótico.

“Em todo instante, através da equipe de negociação, tentamos fazer o contato com ele, para ver se conseguíamos trazê-lo à realidade e procurar se entregar. Mas essa negociação alternava em picos de lucidez por parte do policial e picos de loucura. O policial não falava coisas com sentido, estava bastante transtornado. E, em determinado momento, após um longo período de negociação, o policial efetuou vários disparos contra a nossa unidade de intervenção e tivemos de reagir. O policial foi atingido e socorrido de imediato. Ficamos tristes pelo fato de ser um policial militar”, contou o major.

Leia a íntegra da fala de Rui Costa

“Aos baianos e baianas.

Quero lamentar profundamente o fato ocorrido neste domingo e ao mesmo tempo demonstrar meus sentimentos e solidariedade à família do policial envolvido. Também quero estender minha solidariedade a todos os policiais que participaram da operação. Todos eles merecem nosso reconhecimento porque colocaram suas vidas em risco.

O Brasil vive um ambiente de difusão do ódio, da mentira e da calúnia desde 2018. A cada dia que passa, a situação se agrava ainda mais. O fim de semana inteiro foi de ataque, não só ao governador da Bahia, mas a vários governadores e prefeitos do país inteiro. Se alguém acha que vai nos intimidar distribuindo mentira, calúnia, difamação, está muito enganado.

Eu quero aqui reafirmar, ao povo da Bahia, o nosso compromisso de combater a pandemia. O nosso compromisso com a saúde e com a vida dos baianos e das baianas. Continuaremos lutando, dia após dia, por mais vacinas. Vacinas para os policiais militares e civis, para as guardas municipais, para os trabalhadores da educação.

Vamos continuar trabalhando, dia após dia, pela paz em nosso país, pelo desenvolvimento, pela harmonia, pelo respeito à lei e à Constituição brasileira. Vamos continuar trabalhando para salvar vidas humanas. O Brasil já passa a marca de 300 mil óbitos. Na Bahia, infelizmente, estamos chegando a 15 mil vidas perdidas de baianas e baianos.

Eles não vão nos intimidar, não vamos baixar a cabeça. Continuaremos lutando pelo povo baiano, com muita determinação, muita coragem e, acima de tudo, muita vontade de trabalhar.”

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast