Senadoras e deputadas do PT concorrem ao Prêmio Congresso em Foco edição 2023

Participação de filiados e filiadas é fundamental para garantir bom desempenho da Bancada Feminina na premiação

Bruno Spada

Votação para o Prêmio Congresso em Foco 2023 encerra em 31 de agosto

Esta é a última semana para a militância do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras votar nas parlamentares petistas que concorrem ao Prêmio Congresso em Foco edição 2023. De acordo com o PT na Câmara, são 16 deputadas e duas senadoras que figuram entre as melhores do Parlamento (ver lista abaixo).

O voto de cada militante do partido é fundamental para consolidar a boa performance da bancada feminina do PT no Parlamento, que vem desempenhando papel de grande destaque na defesa dos direitos das mulheres neste governo Lula. 

Para votar é bem simples. Basta acessar este link, fazer um cadastro e selecionar até 10 parlamentares. A sociedade civil votará apenas nas duas categorias gerais: “Melhores na Câmara” e “Melhores no Senado”. Neste ano, as categorias especiais ficarão a cargo apenas do júri. As votações podem ser feitas até o dia 31 de agosto. A cerimônia de premiação será realizada em 21 de setembro, em Brasília. 

A senadora Teresa Leitão (PT/PE) assegurou que é “uma honra ser a primeira senadora eleita por Pernambuco e, no primeiro ano de mandato, concorrer em todas as quatro categorias do maior prêmio da política do país. É uma grande alegria e um reconhecimento do quanto o trabalho de mulheres pode impactar a vida das pessoas e estimular outras para que ocupem a vida política, como o PT faz”.

Para a deputada federal Jack Rocha (PT/ES), que concorre nas categorias Melhores da Câmara, Defesa da Educação e Clima e Sustentabilidade, “é uma honra ser indicada para concorrer ao Prêmio Congresso em Foco logo no início do nosso primeiro mandato é o reconhecimento de que estamos no caminho certo.”

São objetivos do Prêmio Congresso em Foco reconhecer o trabalho dos deputados e deputadas  federais e senadores e senadoras que se destacam positivamente; valorizar os bons exemplos, de modo a incentivar os parlamentares federais a cumprir o seu papel e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que melhorar a qualidade da nossa representação política é possível; estimular a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos; contribuir para formar eleitores mais conscientes, capazes de exercer plenamente a cidadania; entre outros.

“Para nós que estamos no início do mandato como deputada federal é algo bastante significativo participar desta eleição do Congresso em Foco. Isso porque se trata de um prêmio tradicional e que não valoriza somente o mandato e suas ações institucionais, mas ele reforça os compromissos com os valores democráticos. Nosso mandato se alinha como instrumento de luta dos movimentos sociais. E será algo mais do que simbólico ser eleita como uma das melhores parlamentares. Trago comigo o fato de ser a única mulher petista eleita pelo estado de São Paulo, ser feminista, militante dos direitos humanos e ser da periferia da cidade de São Paulo”, comentou a deputada federal Juliana Cardoso (PT/SP).     

Érika Kokay, deputada federal pelo Distrito Federal, afirmou que “Uma premiação como a do Congresso em Foco é mais uma oportunidade de valorizar os mandatos de luta e de reafirmar o compromisso contra o machismo e demais formas de preconceito. Faço parte de um grupo de parlamentares mulheres vítimas de um absurdo processo de cassação. Tentam nos calar, nos intimidar e, agora, até cassar os nossos mandatos. Portanto, votar em uma parlamentar mulher e de esquerda em um prêmio como esse é um grito de resistência contra tudo o que passamos no Parlamento e contra tudo o que nós, mulheres, passamos diariamente. Não irão nos calar!”

Carol Dartora (PT/PR) informou que vê “O Prêmio Congresso em Foco como uma oportunidade de reconhecer mandatos que trabalham em prol da população e incentivar outros parlamentares a seguirem o mesmo caminho. Como mulher, negra e petista, concorrer ao prêmio é uma honra. Reconhecer meu trabalho é valorizar a minha intensa atuação no Congresso em defesa dos direitos humanos, das mulheres, da população negra, da comunidade LGBTQIA+ e em prol da educação, do meio ambiente e de tantas outras pautas populares.”

Conforme explica a deputada Denise Pessôa (PT/RS) “É importante que o Prêmio Congresso em Foco reconheça trabalhos que têm compromisso nas áreas humanas. Principalmente após o momento em que a democracia como um todo sofreu uma série de ataques. A avaliação do Congresso em Foco é importante, e fazer parte de um time que quer reconstruir o Brasil com valores voltados para o povo que me incentiva a trabalhar cada vez mais.”

Novos critérios para seleção

De acordo com o Congresso Em Foco, “a maior novidade da premiação neste ano é que, ao votar nos “Melhores da Câmara” e nos “Melhores do Senado”, o público também estará escolhendo os parlamentares que serão distinguidos regionalmente. Nesse caso, serão premiados os cinco senadores e os cinco deputados mais votados em cada uma das cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste).”

Nos últimos anos, os representantes da extrema direita lideraram os premiados. Contudo, segundo a organização, “conforme as regras, podem concorrer deputados e senadores que tenham exercido o mandato por, ao menos, 60 dias durante o corrente ano; não respondam a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário; e não tenham feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos”. 

A seleção dos premiados será feita por três formas: pela internet, em votação aberta a toda a sociedade; por um júri formado por profissionais de diferentes áreas que acompanham as atividades do Parlamento brasileiro; e pela escolha direta dos jornalistas especializados na cobertura do Congresso Nacional. 

As categorias são Melhores no Senado, Melhores na Câmara, Senadores Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas,  Deputados Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas, Parlamentares de Destaque nas cinco regiões do país, além aqueles e aquelas que tiveram atuação nas áreas da Educação e Clima e Sustentabilidade.

Companheiras  do PT que concorrem ao Prêmio Congresso em Foco 2023.

Na Câmara dos Deputados:

Ana Paula Lima (PT/SC)
Ana Pimentel (PT/MG)
Benedita da Silva (PT/RJ)
Camila Jara (PT/MS)
Carol Dartora (PT/PR)
Dandara (PT/MG)
Delegada Adriana Accorsi (PT/GO)
Denise Pessôa (PT/RS)
Dilvanda Faro (PT/PA)
Erika Kokay (PT/DF)
Ivoneide Caetano (PT/BA)
Jack Rocha (PT/ES)
Juliana Cardoso (PT/SP)
Maria do Rosário (PT/RS)
Natália Bonavides (PT/RN)
Reginete Bispo (PT/RS)

 No Senado Federal:

Augusta Brito (PT/CE)
Teresa Leitão (PT/PE)

Da Redação do Elas por Elas, com informações do Congresso em Foco e do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast