Site reúne dados para combater mentiras sobre a Petrobrás

‘Fake ou Fato na Petrobrás’ estreou no portal do Observatório Social do Petróleo. “Não podemos permitir que notícias falsas sobre a estatal se propaguem”, diz pesquisador

Observatório Social do Petróleo

Site traz esclarecedor conteúdo com assuntos que circulam na internet como corrupção, dívidas, transição energética e petróleo (Observatório Social do Petróleo)

Alvo de intensa e contínua campanha de desinformação desde que a guerra híbrida foi desencadeada no Brasil, a partir de 2013, a maior empresa estatal da América Latina ganha um site de checagem de informações. Hospedada no portal do Observatório Social do Petróleo (OSP), ligado à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), a página ‘Fake ou Fato na Petrobrás’ estreou na última quinta-feira (18) trazendo esclarecimentos sobre dez dos pontos mais explorados pelos “gabinetes do ódio”.

“Com o ‘Fake ou Fato na Petrobrás’, queremos atestar a veracidade das informações relacionadas à Petrobrás a fim de trazer clareza e embasamento político ao debate eleitoral”, afirma Gustavo Machado, pesquisador do Instituto Latino-Americano de Estudos Políticos e Sociais (ILAESE). Segundo ele, a Petrobrás está no epicentro do debate político nacional.

LEIA MAIS: Crise dos combustíveis: diesel continua mais caro que a gasolina

O pesquisador lembra que as discussões sobre o Preço de Paridade de Importação (PPI), a política de preços adotada sob Michel Temer após o golpe de 2016 que, na prática, dolarizou os preços dos combustíveis, aceleraram a propagação de factóides. O início da campanha eleitoral, acredita ele, deverá intensificar o surgimento de notícias falsas.

“Com a proximidade das eleições, perfis oficiais de candidatos bolsonaristas, sua base de apoio e próprio Bolsonaro vêm reciclando antigas fakes news sobre a Petrobrás”, observa Machado. “Não podemos permitir que notícias falsas sobre a estatal se propaguem, podendo impactar na formação da opinião pública.”

LEIA MAIS: Efeito Bolsonaro: gás de cozinha sobe mais que o dobro da inflação

A página traz esclarecedor conteúdo com assuntos que circulam na internet como corrupção, dívidas, transição energética, geopolítica e petróleo. Foram levantadas questões antigas e recentes envolvendo a Petrobrás, muitas delas fake news amplamente disseminada.

LEIA MAIS: Petrobrás contrata plataformas no exterior e elimina 1,5 milhão de empregos

A página tem, inicialmente, 10 conteúdos checados. “É fato ou fake que a Petrobrás, por conta da corrupção, tornou-se a petrolífera mais endividada do mundo e que a empresa quase quebrou? E essa história de que a estatal não consegue refinar petróleo nacional por ser de baixa qualidade?”, são alguns dos temas abordados. Novas análises serão incluídas nas próximas semanas até às vésperas da eleição presidencial.

Da Redação, com informações do Fake ou Fato na Petrobrás