Só CPI mostrará para onde foi a merenda, diz líder da bancada do PT na Alesp

José Zico Prado (PT) está na ocupação de estudantes na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo desde terça-feira (3) e afirma que jovens tem direito de cobrar

Estudantes acampados em apoio a ocupação da Assembléia Legislativa . Foto Paulo Pinto / Agencia PT

O deputado José Zico Prado (PT) está na ocupação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) desde o final da tarde de terça-feira (3), quando os estudantes chegaram. Foi embora da Casa à meia-noite e retornou às 4h da madrugada. Por enquanto, sua maior preocupação é garantir condições mínimas para a manifestação dos secundaristas – que não sejam tratados com violência pela Polícia Militar e que tenham acesso à água, comida e banheiro.

Em entrevista à Agência PT de Notícias nesta quarta-feira (4), o deputado reforçou a importância de abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os desvios da verba da merenda em escolas estaduais paulistas. “Só a CPI pode deixar claro para a população o que aconteceu”. Afirmou que os secundaristas têm direito de cobrar o Legislativo pela falta de merenda e reforçou apoio ao movimento: “A bancada do PT não abre mão da CPI”.

Leia abaixo a entrevista:

AGPT: Neste momento, qual está sendo o trabalho da bancada de oposição ao governo de Geraldo Alckmin na ocupação da Alesp?
José Zico Prado (PT): Primeiro é um trabalho com o presidente [Fernando Capez, (PSDB)]. A postura dele foi de vencer os estudantes pelo cansaço. Tirar a água, o banheiro, a luz, telefones, comida, tudo, que era para eles saírem. Hoje, depois de muita guerra, nós conseguimos mais ou menos 10h. Tem muitas crianças aqui. Conseguimos reverter graças à força da bancada, nossos parceiros na luta pela instalação da CPI.

Como o senhor avalia a situação da Alesp, com presença massiva de policiais em todos os lugares e com corredores bloqueados com ordem do deputado Fernando Capez?
Deprimente. A Alesp não precisava passar por este vexame. Todo mundo fala que a Assembleia é a casa do povo. Mas, quando o povo vem, a polícia vem junto para tirar. Os meninos acamparam porque os meninos resistiram à CPI. Nós temos que abrir as portas para a população.

 “Todo mundo fala que a Assembleia é a casa do povo. Mas, quando o povo vem, a polícia vem junto para tirar.”

São antigas as denúncias da bancada de que a base governista tenta barrar as investigações da Máfia da Merenda?
A bancada do PT não abre mão da CPI. O nosso foco é o Governo do Estado. A ladroagem não está na Assembleia; está no Palácio, na antessala do governador, na Secretaria da Educação. Se tiver deputado envolvido, não tem problema, vamos investigar. Só a CPI pode deixar claro para a população do estado de São Paulo o que aconteceu. Todos os alunos estão reclamando que não tem comida, que só tem bolacha. Temos o direito de investigar o que está acontecendo, e eles têm direito de cobrar os deputados.

Quais são os argumentos que eles usam?
Que o Ministério Público, a polícia estão investigando. E o que a Assembleia está fazendo? Por que não podemos investigar? Queremos investigar também. Porque CPI tem poder de convocação, de quebrar sigilo bancário. CPI tem poderes muito específicos.

E se acontecer uma reintegração de posse, de maneira nenhuma queremos que aconteça de forma violenta. Nós estaremos aqui, junto dos meninos para que não aconteça nada de anormal. A polícia tem que ter muito respeito pela Assembleia. Nós somos um poder, que tem que ser respeitado, e serão respeitados os estudantes que estão aqui dentro.


Leia mais sobre a #MáfiadaMerenda:

Entenda o caso da Máfia da Merenda do Governo Alckmin
Tucanos são investigados por suspeita de corrupção na compra de merendas em SP
Alunos ocupam plenário da Alesp e cobram CPI da Máfia da Merenda 
(maio/2016)
+  Só CPI mostrará para onde foi a merenda, diz líder da bancada do PT na Alesp
Bancada do PT quer CPI para investigar Máfia da Merenda do governo Alckmin 
(fevereiro/2016)
Alunos protestam contra Máfia da Merenda do governo Alckmin (fevereiro/2016)


 

Daniella Cambaúva, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast