Tatto: PT integra comunicação para combater fake news em todas as frentes

O enfrentamento de notícias falsas no país e no mundo é um dos temas do Seminário Nacional de Comunicação do partido, dias 13 e 14 de abril. Jilmar Tatto defende análise profunda das fábricas de fake news: “É preciso estudar comportamentos”

Foto: Reprodução

Tatto: "Não basta mais monitorar essas redes, hoje qualquer programa faz isso"

O enfrentamento de notícias falsas, atualmente a maior arma política da extrema direita no Brasil e no mundo, será um dos temas centrais do Seminário Nacional de Comunicação do Partido dos Trabalhadores, que ocorrerá na sede da legenda, em Brasília, nos dias 13 e 14 de abril. Com o mote “Disputar o Presente Preparar o Futuro”, o seminário, organizado pela Secretaria Nacional de Comunicação do PT, irá discutir a arquitetura das redes de fake news no mundo e como afetam o Brasil, além de estratégias para integrar a comunicação do partido em todo o país.

À Folha de S. Paulo, o secretário Nacional do PT, Jilmar Tatto, defendeu que é preciso compreender em toda a sua extensão o modo de operação das redes que espalham mentiras nas redes sociais para estabelecer uma política de comunicação eficiente junto ao povo brasileiro. “Não basta mais monitorar essas redes, hoje qualquer programa faz isso”, disse Tatto, ao Painel da Folha.

“A questão é fazer a análise dos dados, estudar comportamentos, ver o histórico, ter algo mais profundo”, avaliou o secretário.

Para aprofundar os estudos sobre o tema, o seminário terá palestra dos pesquisadores Fernanda Sarkis e Marcus Nogueira. Na manhã do dia 13, os dois falarão sobre “Funcionamento das redes transnacionais e sua relação com o Brasil na política de formação das fake news”.

Sarkis é mestre em comunicação, e Nogueira, sociólogo. A dupla se notabilizou por estudar as redes de extrema direita de países como Estados Unidos, Itália e Espanha.

Seminário integrará comunicação nos estados

Com o objetivo de fortalecer a comunicação em todas as instâncias do PT, o seminário terá representantes das secretarias de 24 estados, integrando a política de comunicação Nacional com Assembleias Legislativas, bancadas do partido na Câmara e no Senado e com a Fundação Perseu Abramo.

“Hoje, qualquer partido, entidade ou instituição que abrir mão do fortalecimento de sua capacidade de comunicação corre o grave risco de ser engolido pelo avanço de narrativas que deturpam fatos e espalham mentiras, sem nenhum compromisso com os interesses do povo e do país“, refletiu Tatto, em artigo publicado no site do PT.

Além de Jilmar Tatto, a abertura oficial do evento terá as presenças de Gleisi Hoffmann, presidenta Nacional do PT, Fabiano Contarato (PT-ES), líder do PT no Senado, Zeca Dirceu (PT-PR), líder do PT na Câmara, além do ministro-chefe de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO

O seminário irá aprofundar o debate e deliberar sobre as estratégias de comunicação do PT com relação à imagem, instrumentos de comunicação em nível nacional, política de comunicação das bancadas e na formação de comunicadores do partido. Para isso, estão programadas – para a parte da tarde do dia 13 – quatro mesas de debate que abordarão esses temas específicos propostos.

No dia 14 de abril, pela manhã, serão realizadas atividades através de Grupos de Trabalho, que vão discutir e formular propostas a respeito de quatro eixos de discussão já definidos pela organização.

Estarão em debate nos grupos a integração da comunicação do PT Nacional e a comunicação do Governo Lula; a mobilização em rede do PT no Congresso Nacional; a comunicação do PT nos estados e municípios e o PT em rede com os movimentos sociais e a formação de comunicadores.

E na parte da tarde, a partir das 14h, os Grupos de Trabalho farão a apresentação dos seus respectivos relatórios e proposições.

O encerramento do Seminário Nacional de Comunicação PT Brasil está previsto para as 18h30.