Vereadora petista Paolla Miguel  é premiada no evento Raça Negra 2021

A vereadora do PT, Paolla Miguel, da cidade de Campinas (SP), foi uma das personalidades premiadas pelo  troféu Raça Negra 2021. A 19ª edição homenageou 19 lideranças negras e não negras que atuam no combate ao racismo nas áreas da cultura, da arte, da política e do esporte.

Paolla Miguel foi eleita vereadora de Campinas, pelo PT, em 2020, com 2728 votos. Sendo a parlamentar mais jovem da cidade a assumir o mandato  em 2021, além de única mulher pertencente ao grupo LGBTQIA+ a ocupar o cargo.

Formada em Engenharia pela PUC, Paolla nasceu e cresceu na periferia de Campinas. Filiada petista desde os 16 anos de idade, tornou- se Secretária da Juventude do PT de Campinas em 2017.  Dirigente nacional do partido desde 2019, ela também fundou o coletivo de mídia alternativa Bonde Mídia, que atua na região de Campinas desde 2016.

Ao receber o trófeu, a vereadora  frisou a importância da valorização da luta por uma sociedadae antirracista, justa e igualitária. “Se Palmares não vive mais, faremos palmares de novo. E o troféu Raça Negra é isto, a gente refazendo Palmares, nos aquilombando nosso povo e trazendo um sentimento de nação e união do povo preto, e incorporando as pessoas que lutam por uma sociedade antirracista,” enfatizou.

Na ocasião, a parlamentar saudou os ex- presidentes Lula e Dilma, que não estavam presentes. Paolla ainda demonstrou  preocupação com a atual conjuntura política que vem reduzindo os  direitos  da classe trabalhadora, afetando diretamente a população negra.

Ela agradeceu à Afrobras, a Faculdade Zumbi dos Palmares, ao Professor, Reitor da Faculdade de Zumbi dos Palmares e idealizador do prêmio, Dr. José Vicente.  Ainda deixou agradecimentos ao Reitor da Unicamp, Professor Antônio José de Almeida,  e aos apresentadores do evento, o ator Paulo Betti, e a jornalista Glória Maria.

Em entrevista à Secretaria Nacional de Mulheres do PT,  Paolla Miguel salientou a necessidade de negros e negras serem premiadas e valorizados na sociedade e ressaltou a significância do prêmio no enaltecimento do trabalho que vem fazendo na luta antirracista. Concomitante ao espaço que ocupa no parlamento.

“Estamos trabalhando arduamente para construir um mandato político que não é apenas aliado das trabalhadoras e dos trabalhadores, pobres e negros, mas um canal de transformação política da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país,” disse  a vereadora.

Ela ainda falou sobre a desvalorização das parlamentares negras,  que apesar de estarem nos mandatos, não conseguem desenvolver a política porque infelizmente, o parlamento ainda é branco e conservador.

Dandara, Elas Por Elas