2º turno mostra que Recife quer mudança, diz presidente do PT-PE

Petista João Paulo no 2º turno é “êxito muito estimulante” e mostra que o povo está insatisfeito com a atual gestão do PSB, avalia Bruno Ribeiro

Foto: Társio Alves

O resultado das eleições municipais no Recife (PE), no último domingo (2), quando o petista João Paulo chegou ao segundo turno contra o atual prefeito Geraldo Julio, mostrou que o recifense quer mudança e está insatisfeito com a atual gestão do PSB.

Essa á a avaliação do presidente do PT de Pernambuco, Bruno Ribeiro. Para ele, ir para o segundo turno, em um ambiente adverso e contra a máquina da prefeitura e do governo do estado, representa um “êxito muito estimulante”.

“Pela análise da votação do primeiro turno, percebemos que é muito forte o sentimento do povo de mudar essa gestão. Nossa avaliação é que Geraldo Julio atingiu o seu teto e vai descer. Enquanto nós estamos no nosso piso e daqui vamos subir”, garantiu.

Para ele, os eleitores que votaram no PT, assim com aqueles que votaram nos candidatos Daniel Coelho (PSDB) e Priscila Krause (DEM), “repudiam a gestão de Geraldo Julio e querem uma nova cidade, querem mudanças”.

Ribeiro lembra que o PT teve 12 anos de gestões à frente da prefeitura do Recife, “uma cidade que foi profundamente modificada no seu quadro social, na sua infraestrutura, na qualidade dos seus serviços nas três gestões do PT”.

Segundo ele, as duas únicas obras que o prefeito Geraldo Julio declara e se orgulha de ter feito, a Via Mangue e o Hospital da Mulher, só foram viabilizadas em razão do PT. Além de terem sido concebidas e iniciadas nos governos dos ex-prefeitos petistas João Paulo ou João da Costa, ambas as obras tiveram recursos assegurados pelo governo federal na época do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff.

“Evidentemente que também o Recife mudou completamente a sua configuração social e econômica em decorrência das prioridades em investimentos que vem desde o governo Lula e que foram preservadas no governo Dilma. Tanto para o Recife quanto para Pernambuco, como para o Nordeste todo e o País”, ressaltou.

Bruno ao lado do candidato petista no Recife, João Paulo, e seu vice Silvio Costa Filho (camisa branca) Foto: Társio Alves

Foto: Társio Alves

Por isso, na avaliação dele, a cidade precisa voltar a ter “uma gestão que promove direitos e que atende às periferias, que hoje estão abandonadas”.

Ribeiro espera que “justiça seja feita com a eleição de João Paulo”. “Quando eu digo ‘fazer justiça’, é porque a vitória de João Paulo é o eleitor também voltando a acreditar no poder público a serviço da igualdade, a serviço do crescimento, a serviço das periferias”.

Geraldo Julio atingiu o seu teto e vai descer. Enquanto João Paulo está no seu piso e daqui vamos subir

E o segundo turno vai possibilitar o que o primeiro não permitiu, pois agora o tempo de televisão será o mesmo para os dois candidatos.

“O tempo de TV do nosso adversário era o dobro, além disso Geraldo possui a máquina da prefeitura e a do governo do estado, usam cargos comissionados e tiveram um exército de vereadores”, destacou Ribeiro.

Para o presidente do PT de Pernambuco, a campanha de João Paulo enfrentou uma conjuntura muito difícil no primeiro turno, e venceu ao chegar no segundo.

“E a gente espera que daqui a pouco mais de 20 dias, para usar a expressão adotada na campanha, que o Recife volte a ser do povo de novo. E também usando o slogan da coligação, que volte a ser um Recife da Democracia”, completou.

Eleições em Pernambuco

No estado, o Partido dos Trabalhadores conquistou sete prefeituras e ampliou o número total de vereadores.

“Nós tínhamos 45 vereadores eleitos no estado, estamos próximos de 60 vereadores. Então foi, nesse quadro adverso de tanta manipulação, de tanta criminalização, de tanta adulteração que é feita por parte do estado partidarizado, por parte dessa mídia partidarizada, a gente considera que em Pernambuco os resultados das eleições foram extremamente compatíveis com o nosso planejamento”, afirmou.

Ribeiro acredita que os resultados das eleições municipais em Pernambuco podem significar o primeiro passo para a retomada da posição mais protagonista do PT no estado.

Por Luana Spinillo, do Recife, para a Agência PT de Notícias