Chilenos lançam declaração contra fim da União de Nações Sul-Americanas

Foro criado no país com diversas lideranças políticas condena tentativa de criação de órgão internacional de direita na região para substituir a Unasul

Sede da Unasul

“Em política externa, a improvisação é má conselheira”. Esta foi a mensagem central do recém-criado ‘Foro Permanente para a Política Exterior do Chile’ sobre a tentativa de criação de um órgão internacional de direita na América do Sul, o “ProSul”. A iniciativa coloca ideologia na frente dos interesses nacionais e transforma em política de governo o que deveria ser uma política de Estado.

A declaração, assinada por um grupo que inclui três ex-ministros de relações exteriores do Chile e por Isabel Allende, filha do ex-presidente Salvador Allende, critica a criação do ProSul, feita sem estudo, sem trabalho preparatório e sem debate algum com a sociedade. “Seus efeitos serão negativos, não somente pela improvisação, mas também porque representam mais um exemplo de uma prática latinoamericana: criar instituições para logo depois desativá-las sob o pretexto de que não funcionam”, diz o texto.

O texto defende que a solução de um cenário de crise como o que vive hoje a Venezuela depende de instituições e mecanismos que possam intervir conjuntamente a favor de uma solução pacífica. Isso requer um mecanismo de coordenação política, como a Unasul. “Para conquistar esses objetivos é necessário um intenso e persistente diálogo diplomático” e a convocatória à criação do Prosul não cumpre essas condições.

O Prosul surgiu como uma ideia dos governos conservadores do continente para substituir a União das Nações Sulamericanas (Unasul), criada em 2007, com grande participação do Brasil e do ex-presidente Lula. A Unasul têm como objetivo criar um espaço de integração que ultrapasse a esfera econômica. Em seus anos de funcionamento, ajudou a resolver conflitos na região sem a interferência de países de fora do continente e criou o Conselho de Defesa da Unasul, aliança militar que tem o objetivo de traçar políticas comuns de defesa e organizar ações de emergência contra violações e ataques.

A ideia do Prosul traz em seu bojo a desmobilização dessa integração e enfraquece o bloco no cenário internacional.

Os chilenos não foram os únicos a se manifestar contra o Prosul. O governo boliviano também declarou seu apoio à Unasul , que “segue vigente”.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, convocou uma primeira reunião de cúpula do Prosul, que ainda não existe, para a próxima quinta-feira, 22 de março. O presidente do Brasil deve participar do encontro.

Leia o texto na íntegra, em espanhol, na página do Instituto Lula.

Por Instituto Lula