Chioro: Bolsonaro é o maior obstáculo para o combate ao coronavírus no Brasil

Em entrevista ao Viomundo, o médico sanitarista e ex-ministro da Saúde repudia atuação irresponsável e criminosa do descontrolado presidente da República

Elza Fiúza / Agência Brasil

Arthut Chioro: “Estamos ainda no início, na 18ª semana de contágio e o pico será na 24ª semana, no final de maio e começo de junho”

Hoje, 25 de março de 2020, já há no mundo 425.493 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) e 18.963 óbitos.

A maioria ainda na China: 81.661 casos confirmados e 3.285 óbitos.

Seguem-se Itália (69.176 casos e 6.280 óbitos) e Estados Unidos (55.225 casos e 802 óbitos).

Nos próximos dias, os Estados Unidos devem superar a Itália.

No Brasil, onde a pandemia está só começando, já 2.247 casos confirmados de Covid-19 e 46 mortes.

Mesmo assim, nessa terça-feira, 24/03, em pronunciamento nacional o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), reforçou o discurso da minimização  da pandemia pelo Covid-19.

Voltou a falar em “gripezinha” e “resfriadinho”  e  a criticar a mídia.

Contestou as medidas de isolamento social e a restrição de atividades econômicas diante do avanço do novo coronavírus.

Defendeu a volta à escola de crianças, adolescentes e jovens.

No domingo (22/03), em entrevista, ele afirmou textualmente:

“Brevemente o povo saberá que foi enganado por esses governadores e por grande parte da mídia nessa questão do coronavírus “.

Também, no final de semana, o guru da família Bolsonaro, o astrólogo e pseudo-filósofo Olavo de Carvalho, postou um vídeo onde diz que não há no mundo um caso de óbito pelo Covid-19.

“As ações do presidente  são irresponsáveis e até criminosas”, denuncia ao Blog da Saúde o médico sanitarista Arthur Chioro, que foi ministro da Saúde no governo Dilma Rousseff.

“Aqui, nós temos que enfrentar, ao mesmo tempo, o coronavírus, a crise econômica e social e a incapacidade do governo Bolsonaro em liderar e coordenar os esforços que o país precisa fazer”, observa.

“Bolsonaro é hoje o maior obstáculo para o  combate ao coronavírus no Brasil; vai provocar um genocídio”, alerta o ex-ministro da Saúde.

Leia a entrevista completa aqui

Por Viomundo

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast