Equipe de transição do governo Lula iniciará trabalhos nesta segunda (7)

“A ideia é que a partir de segunda-feira (7) a gente já comece a ocupar o espaço, não com toda a equipe formada, mas com a equipe administrativa e o pessoal da parte de apoio”, explicou Gleisi Hoffmann

Petistas visitaram o local que receberá a equipe nesta sexta-feira (4) (Foto: Lula Marques)

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), o coordenador do Programa de Governo do presidente eleito Lula, Aloizio Mercadante, e os líderes das Bancadas do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), e do Senado, senador Paulo Rocha (PA), visitaram nesta sexta-feira (4) o local que vai abrigar a equipe de transição do novo governo.

O espaço destinado pelo governo federal é o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), localizado a poucos quilômetros do Palácio do Planalto e da Esplanada dos Ministérios. Em coletiva de imprensa, a presidenta do PT informou que o trabalho começa na próxima segunda-feira (7).

“A ideia é que a partir de segunda-feira (7) a gente já comece a ocupar o espaço, não com toda a equipe formada, mas com a equipe administrativa e o pessoal da parte de apoio, para que quando as equipes das áreas temáticas chegarem tudo já esteja pronto”, explicou.

LEIA MAIS: Transição: Mulheres e crianças serão as mais beneficiadas pelo reajuste do salário-mínimo

Segundo Gleisi Hoffmann, o CCBB disponibilizou inicialmente todo o 2º andar para abrigar a equipe de 50 pessoas com cargos definidos por lei. Porém, ela revelou que o 1º andar do prédio também poderá ser usado por voluntários que vão ajudar nos trabalhos da transição. Por lei, a equipe de transição trabalhará no local até a posse do novo governo, em 1º de janeiro.

Entre as atribuições da equipa de transição, está a análise de todas as informações requisitadas junto ao atual governo, visando a adoção de medidas da nova gestão e a continuidade do funcionamento da máquina administrativa.

Lula

Indagada pela imprensa sobre a presença em Brasília do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, na próxima semana, a presidenta do PT destacou que essa possibilidade existe. “Vamos discutir a agenda com ele na segunda-feira”, avisou.

LEIA MAIS: Nilto Tatto: “Lula na COP27 é muito bom para o Brasil e para o mundo”

O presidente eleito e sua esposa, Rosângela Silva (Janja), tiraram alguns dias para descansar no litoral da Bahia, após a exaustiva campanha eleitoral. O retorno de Lula para a sua residência, em São Paulo, está previsto para o próximo domingo (6).

PEC da Transição

Questionada durante a coletiva sobre a chamada PEC da Transição, medida estudada para viabilizar o Bolsa Família de R$ 600 e o aumento real do salário mínimo em 2023, a presidenta do PT disse que o assunto ainda está sendo estudado pela equipe técnica do novo governo e a Comissão de Orçamento do Congresso Nacional.

LEIA MAIS: Com foco na soberania, Lula intensificará relações no comércio internacional

“Temos que avaliar todas as possibilidades para viabilizar o que foi contratado com o povo nas urnas, ou seja, não podemos entrar em 2023 sem o auxílio (novo Bolsa Família) de R$ 600 e sem o aumento real do salário mínimo. Tenho certeza que o Congresso Nacional e o TCU (Tribunal de Contas da União) tem essa sensibilidade”, finalizou.

Do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast