Lula no JN é o tema mais comentado do mundo e repercute na mídia estrangeira

Por volta das 22h20 da quinta-feira, Lula já somava 1 milhão de menções no Twitter. A entrevista também mereceu a atenção das principais agências de notícia do mundo

Rafael Cosme / Twitter

O Brasil e o mundo queriam ouvir o que Lula tinha a dizer (foto: Rafael Cosme/Twitter)

Ao dar entrevista ao Jornal Nacional, Lula se transformou, na noite de quinta-feira (25), no assunto mais comentado do mundo nas redes sociais. “Lula é o assunto mais comentado do mundo no Twitter com mais de 1 milhão de menções”, informou o site BuzzFeed Brasil. 

LEIA TAMBÉM: Lula no Jornal Nacional: “Este país vai voltar a andar”; veja trechos

Além disso, durante a entrevista, Lula movimentou um número maior de menções no Twitter do que Bolsonaro teve na segunda-feira. Segundo a Quaest, 15 milhões de pessoas foram impactadas com postagens sobre a entrevista.

Famílias endividadas

Hoje um dos maiores líderes globais, Lula estava nas atenções também da grande imprensa internacional. Vários jornais de prestígio, entre eles o norte-americano The Washington Post, publicaram texto da agência Associated Press (AP), cujo título destacou  a promessa de Lula de renegociar a dívida de famílias brasileiras, especialmente das chefiadas por mulheres.

O texto da AP também destacou as críticas de Lula à submissão de Jair Bolsonaro ao orçamento secreto e reproduziu a fala de Lula sobre o tema: “Bolsonaro não controla nada, é refém do Congresso. Não controla nem o orçamento”.

O trecho sobre o orçamento secreto e a expressão usada por Lula para definir a postura de Jair Bolsonaro diante desse escândalo (“bobo da corte”) foi o destaque da versão em português da agência pública alemã DW.

Já o site El País destacou que Lula lembrou o legado de seu governo e se comprometeu a retomar os programas sociais de combate à fome e geração de renda.

O veículo espanhol também mencionou o trecho em que Lula denunciou o caráter político da Lava Jato e anotou uma das frases de Lula: “Vou voltar, se o povo permitir, para fazer melhor do que fiz”.

Combate à corrupção

Outra importante agência de notícias, a Reuters também enviou a milhares de veículos uma matéria sobre a entrevista. No texto, os destaques foram para o compromisso de Lula em manter, caso eleito, todos os mecanismos de combate à corrupção que ele ajudou a criar ou reforçar.

A matéria da Reuters também chamou atenção para o compromisso de Lula com o meio ambiente, sua defesa da Amazônia e afirmando de que não é preciso derrubar floresta para expandir a agricultura.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast