‘Só é possível falar em sustentabilidade com participação das mulheres e saberes da Amazônia”, afirmou Anne Moura em evento com Lula

Secretária Nacional de Mulheres do PT foi uma das organizadoras dos debates “Saberes da Amazônia” que culminou em reunião com ambientalistas, pesquisadores e presidente Lula

Nessa segunda-feira, 18, o presidente Lula se reuniu com ambientalistas e pesquisadores para debater a situação atual das políticas públicas e propostas para a proteção do Meio Ambiente e do desenvolvimento sustentável no Brasil.

Este evento faz parte dos esforços do PT em construir uma agenda de reconstrução do país que passe, sobretudo, pela proteção dos povos da floresta e indígenas, tendo a Amazônia como foco central das políticas.

A secretária nacional de mulheres do PT, Anne Moura, foi uma das coordenadoras do ciclo de debates “Saberes da Amazônia” que culminou nesta reunião. Anne é manauara e foi representante do estado do Amazonas na elaboração das políticas de desenvolvimento sustentável para a região.

“É imprescindível levar o tema da Amazônia para o centro da mesa do presidente. O desmatamento, os ataques aos povos indígenas, a negligência com as políticas públicas cobram uma fatura alta: a fome voltou pelo estado do Amazonas, por exemplo. Todos os estados da região sofrem e, como sempre, as mulheres são as mais atingidas”, afirmou Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT.

De fato, as estatísticas demonstram que as mulheres das regiões Norte e Nordeste são as mais atingidas pela insegurança alimentar e pelas mudanças climáticas.  Portanto uma agenda que contemple o desenvolvimento sustentável na região deve ser acompanhada de uma rede serviços públicos e políticas de assistência e proteção à vida voltada principalmente para as mulheres, complementou Anne.

Trata-se de um esforço conjunto que está no topo das prioridades do presidente Lula para o país:

“É preciso que a gente convença a sociedade que o desenvolvimento sustentável é uma possibilidade. Quando a gente fala em benefício para a humanidade é lindo, mas a pessoa que está lá precisa ser incluída, saber que vai ter emprego, escola, saúde. Vamos melhorar as coisas, vamos gerar empregos, oportunidades”, disse o ex-presidente.

Ciclo de seminários “Saberes da Amazônia

O evento é resultado de um ciclo de debates “Saberes da Amazônia” que foi realizado ao longo do segundo semestre de 2021. Foram 11 seminários com a participação de especialistas da academia, gestões públicas petistas, movimentos sociais da Amazônia, de institutos de pesquisa e de setoriais do PT.

Foram debates de intensa formulação e elaboração das demandas urgentes da Amazônia, alertando sobre os problemas da região e apresentando propostas de superação desses problemas e de desenvolvimento para a Amazônia e o Brasil.

Ana Clara Ferrari, Agência Todas

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast