Movimentos sociais e parlamentares declaram solidariedade a Evo Morales

“Sabemos que após o golpe, está ocorrendo uma reação muito forte na Bolívia em apoio à democracia”, afirmou Paulo Pimenta, presente no ato na embaixada da Bolívia

Lula Marques

Representantes de movimentos sociais, sindicais, estudantis, partidos políticos nacionais e internacionais lotaram nesta terça-feira (12), a Embaixada da Bolívia em ato de solidariedade, amor e carinho ao povo boliviano e ao presidente Evo Morales, sufocados pelo golpe articulado pelos imperialistas e fundamentalistas que dominam a elite daquele País, com apoio dos Estados Unidos. A maioria dos manifestantes participa do Seminário BRICS dos Povos, que acontece em Brasília. Eles foram recebidos pelo embaixador da Bolívia no Brasil, José Kinn Franco.

“É muito triste ver que apesar das transformações profundas que favoreceram todos os setores da Bolívia, não somente os setores sociais, mas os setores empresariais também se beneficiaram dos avanços econômicos do País. O imperialismo e os setores mais reacionários nunca compreenderam, nunca permitiram que o povo tenha poder e não quiseram compreender que os setores populares têm direito de governar o seu país”, explicou o embaixador boliviano.

O dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) João Pedro Stédile pediu ao povo boliviano que resista a mais uma investida da direita contra a democracia. “Mais do que discurso, do que leitura que estamos fazendo sobre a América Latina, estamos trazendo nossa solidariedade militante, e dizer ao Evo Morales e ao povo boliviano: resistam que nós estamos com vocês, e esperamos que mais cedo que tarde, o povo da Bolívia vai recuperar seu protagonismo, vai instalar a democracia e vai retomar a trajetória do governo de Evo Morales”, disse, esperançoso, o líder do MST.

O líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), também participou do ato e comentou sobre o apoio popular a Evo Morales. “Sabemos que após o golpe, está ocorrendo uma reação muito forte na Bolívia em apoio à democracia, ao Evo Morales por parte dos camponeses, indígenas, mineiros e migrantes”, destacou o deputado.

Também participaram do ato solidário, a deputada Erika Kokay (PT-DF), e os deputados Pedro Uczai (PT-SC), Reginaldo Lopes (PT-MG) e Marcon (PT-RS).

Confira o vídeo do evento na embaixada:

AO VIVO DA EMBAIXADA DA BOLÍVIA

Publicado por PT na Câmara em Terça-feira, 12 de novembro de 2019

Por PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast