Nota de pesar – companheiros Jocilene Barboza e Júlio Viana

Atual presidenta Sintep-MT, Jocilene era a secretária de mulheres do PT no estado; militante sindical desde 1995, Júlio era o secretário de Articulação Sindical

Reprodução

Jocilene Barboza e Júlio Viana

O Partido dos Trabalhadores comunica com pesar os falecimentos da companheira Jocilene Barboza e do companheiro Júlio César Viana, na manhã desta segunda-feira (3), por conta de um acidente na BR-163, em Diamantino-MT.

Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) e secretária de mulheres do PT no estado, Jocilene Barboza, 42 anos, era militante sindical desde 1995 quando ingressou na rede estadual, em Alta Floresta, como Técnica Administrativa Educacional, Profissionalizada pelo curso de Formação Arara Azul. Formada em Ciências Biológicas pela Unemat, e mestre em Educação pela UFMT.

Natural de Fátima do Sul (MS), residia em Mato Grosso desde 1989, quando chegou em Peixoto de Azevedo e foi estudar em Alta Floresta. No Sintep/MT atuou como secretária de funcionários, secretária geral, vice-Presidente até ser eleita em 29 de junho de 2018 como a primeira mulher, negra e funcionária de escola, a Presidência do Sindicato, em 53 anos de história.

O companheiro Júlio Viana, que havia completado 65 anos no sábado (1º), era o atual secretário de Articulação Sindical do Sintep e presidiu a entidade de 1998 a 2006.  Natural do Rio de Janeiro, Viana foi para o Mato Grosso, no ano de 1982, estabelecendo residência no município de Itaúba. Filiou-se à Associação Mato-grossense dos Professores (AMP), iniciando sua militância sindical, no ano de 1984.

Durante sua trajetória como sindicalista, participou da unificação da luta e ajudou a transformar a entidade na Associação Mato-grossense dos Profissionais de Educação (AMPE), em 1987 e ajudou a construir o primeiro Estatuto do SINTEP/MT, juntamente com outros companheiros. Júlio César Viana foi protagonista da construção histórica do movimento sindical do estado e credenciou o militante para dirigir a Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Mato Grosso, sendo eleito por duas gestões sucessivas, de 2003 a 2009.

O PT se solidariza com os amigos e familiares dos companheiros Jocilene e Júlio.

Jocilene Barboza, presente!

Júlio Viana, presente!

O velório dos companheiros está sendo realizado na Capela Jardins, salão Orquídea, próximo a sede do Sintep-MT, a partir das 18h30.

São Paulo, 03 de dezembro de 2018

Partido dos Trabalhadores