Para acabar de novo com a fome, Lula vai priorizar atenção às mulheres

Ex-ministra Tereza Campello antecipa que plano de governo para combater a fome terá política de cuidados específica para as mulheres

Antonio Cruz/Agência Brasil

Tereza Campello: "Mulheres enfrentam toda uma agenda de sofrimento" (foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

A ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Tereza Campello antecipou, nesta segunda-feira (22), em entrevista ao Jornal PT Brasil (assista abaixo), quais são as estratégias que Lula pretende adotar para acabar com a fome caso seja eleito.

Campello é uma das responsáveis por elaborar essa parte do plano de governo de Lula, a partir da contribuição de todos os partidos que apoiam a chapa Lula-Alckmin, de entidades da sociedade civil e das sugestões enviadas pela população por meio da plataforma on-line lançada pelo movimento Vamos Juntos pelo Brasil.

Segundo ela, a grande novidade na estratégia de combate à fome será a implementação de uma Política de Cuidados voltada especialmente para as mulheres.

“As mulheres, hoje, além de trabalhar e de enfrentar toda uma agenda de sofrimento, não têm o suporte necessário para que o filho esteja na educação infantil, que o idoso da família seja atendido, o que as sobrecarrega”, explicou Campello. “Então, uma das novidades será avançar nessa política de cuidados”, completou.

Retomada de estratégias

Além disso, outras estratégias já adotadas no passado, durante os governos Lula e Dilma, serão retomadas, adiantou a ex-ministra, a começar pela valorização do salário mínimo.

LEIA MAIS: Saiba como o Brasil saiu do Mapa da Fome

“Nós vamos retomar a política de valorização do salário mínimo. O que a gente tinha no governo do presidente Lula? O salário mínimo crescendo acima da inflação. Agora, acontece o oposto no governo Bolsonaro: o salário congelado e os preços aumentando”, disse Campello.

Outras ações a serem retomadas, segundo a ex-ministra, serão: um programa de geração de empregos com carteira assinada; a recomposição de um programa de transferência de renda sério, mais amplo que o Bolsa Família e com valores maiores; e a retomada das políticas públicas de merenda escolar e de fortalecimento da agricultura familiar.

Assista à entrevista com Tereza Campello: