PT tem 40 candidaturas LGBT nas Eleições, sendo 29 mulheres

Candidaturas reforçam compromisso do partido com a diversidade e representatividade na política brasileira

Lula Marques

O PT registrou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) 40 candidaturas de pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT) para a disputa das Eleições 2018. Desse total, 29 são mulheres e 11 são homens. No último mês de junho, o partido realizou seu Primeiro Seminário de Pré-candidaturas LGBT, em São Paulo, no qual apresentou as candidaturas petistas desse segmento da população.

A iniciativa é um marco na história petista e um importante passo partido que mais avançou no combate à LGBTfobia e no desenvolvimento de políticas públicas para essa população em prol da diversidade e da representatividade na política.

Na mesma ocasião, também aconteceu o lançamento do projeto Elas por Elas LBT (Lésbicas, Bissexuais e Transexuais), que trouxe esse recorte para a plataforma nacional promovida pela Secretaria de Mulheres do PT. A iniciativa, segundo a secretária nacional LGBT, Janaína Oliveira, é “uma forma de reconhecimento do papel dessas mulheres na transformação social”, reforçando a relevância da representação diversa para o partido.

Do total de candidaturas LBT, dezessete mulheres são lésbicas, nove são bissexuais e três são transexuais. São mulheres de todas as regiões do país que disputam cargos de senadora, vice-governadora, deputada federal e estadual.

A secretária Janaína Oliveira ressalta que especialmente após o golpe conservador, que cotidianamente ataca direitos e tenta invisibilizar as chamadas minorias, a ocupação dos espaços de disputa política é essencial para o fortalecimento e visibilização da pautas dessa população.

“A importância dessas candidaturas é fundamental, pois lutar pela visibilidade é lutar pelas políticas públicas, pelo respeito e por um projeto social inclusivo”, destaca Janaína.

A LGBTfobia ainda é um problema grave no país

A maioria das candidatas LBT disputa uma vaga nas Assembleias Legislativas estaduais. Para esse posto, o PT conta com 21 concorrentes, incluindo as distritais. Para a Câmara Federal, são seis candidatas. Nas majoritárias, Célia Tavares concorre ao Senado pelo Espírito Santo, e Anaterra Viana está na chapa de governo no Paraná, como candidata a vice-governadora pelo estado. Entre o homens, três são candidatos a deputado federal e oito a estaduais.

Na avaliação de Janaína, o número de candidaturas LGBT é significativo para o partido, mas ainda está aquém do ideal. “A nossa secretaria foi criada em 2017, e neste ano já conseguimos articular essas candidatas para as eleições, com um debate direcionado para as pautas das mulheres lésbicas, bissexuais e transexuais. É um processo de amadurecimento. No próximo pleito, estaremos ainda mais fortalecidas e organizadas para ocupar esses espaços”, completa.

Mais de 350 mulheres participam das Eleições 2018 pelo PT, sendo que o partido dobrou o número de candidatas nas chapas majoritárias para o pleito deste ano em relação a 2014. No último dia 22, a Secretaria de Mulheres lançou o aplicativo Elas por Elas, no qual os eleitores podem consultar o perfil das candidatas petistas que estão na disputa eleitoral.

Por Geisa Marques, da Comunicação Elas por Elas

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast