Segundo dia de Elas por Elas é repleto de manifestações culturais e debates

Com o tema Cultura, Comunicação e Trabalho, o festival espera reunir 600 representantes de mais de 20 estados brasileiros

Thais Gobbo

Anne Karolyne na feira de artesanato

Política, música, teatro, moda consciente, gastronomia e artesanato marcaram o segundo dia do Festival Elas por Elas, realizado em Natal, Rio Grande do Norte, entre essa sexta-feira (02) e domingo (04). Neste sábado, a programação contou com duas mesas, uma sobre cultura e outra sobre comunicação. Além de uma série de atrações culturais de mais de 20 estados brasileiros.

Pela manhã, a deputada federal Benedita da Silva debateu o papel da arte na emancipação das mulheres junto com as artistas Cyda Baú, Guta Stresser e Doriana Barros. Também participou da mesa a secretária de Cultura de Maricá, Andrea Cunha. Todas elas destacaram a importância de que as mulheres apoiem umas as outras para que possam conquistar cada vez mais espaço na cultura e todas as outras esferas da sociedade. Leia mais aqui.

Após a mesa, o Festival teve apresentações artísticas de diversos estados brasileiros, sessão de cinema, poesia e uma série de oficinas que promovem a troca de experiências e conhecimentos entre mulheres vindas de todas as regiões do Brasil. Essa troca também foi possibilitada pela feira de artesanato realizada durante todo o evento.

Já no final da tarde, o tema do debate foi comunicação. A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) conversou com a comunicadora popular Laryssa Sampaio e a jornalista Cynara Menezes e com as escritoras Mariana Janeiro e Elika Takimoto sobre estratégias de diálogo que podem ser adotadas para superar o cenário de retrocessos que o Brasil vive com a explosão das fake news e a eleição de Jair Bolsonaro.  Saiba mais sobre o debate.

Em seguida, um desfile trouxe diversidade para a passarela, com peças inclusivas que suscitam um debate sobre o papel que a moda pode ter para libertar e não aprisionar as mulheres.

Por fim, o segundo dia de Festival Elas por Elas conta com shows de Marina Lima, Bárbara Eugênia, Josyara, As Bahia e a Cozinha Mineira, Elas rimam, Bex, Preta Soul, Preta Rara, Dani Cruz, Angela Castro, Bruna Maggi, Isaar, Luanda luz e Tiquinha Rodrigues. O evento continua neste domingo (04) com mais apresentações artísticas, debates e o encerramento com premiação das principais atrações.

Festival Elas por Elas

O festival teve início nesta sexta-feira (02), com uma mesa de abertura sobre a participação das mulheres na política e empoderamento feminino. Até domingo (04) atrações culturais de mais de 20 estados brasileiros vão passar pelo evento. A programação conta ainda com uma série de oficinas, mesas, debates e shows.

Para selecionar as atrações culturais, foram realizadas etapas estaduais do festival Elas por Elas em todo país. Foram escolhidas representantes nas categorias música, teatro, gastronomia e artesanato. A expectativa é de que mais de 600 mulheres representem seus estados na etapa nacional.

O evento é uma parceria entre as secretarias nacionais de Mulheres e de Cultura do Partido dos Trabalhadores. O objetivo é debater a participação das mulheres na política e promover o empoderamento feminino unindo as diversas expressões e formas de resistência que caracterizam o Brasil.

Confira a programação completa