Para se salvar, Temer quer estrada não autorizada por Ibama

Golpista articula apoio para construção de estrada no Mato Grosso que atinge em cheio Parque Indígena do Xingu

Marcos Corrêa/PR

Temer aprova MP que alivia dívidas de ruralistas

Além de gastar R$ 13,4 bilhões em recursos públicos, com favores aos deputados, para escapar da denúncia de corrupção passiva, Michel Temer também prometeu à bancada ruralista apoiar a a construção de uma estrada sem licenciamento ambiental que atinge o Parque do Xingu.

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, a BR-242 não tem licença aprovada pelo Ibama. Isso porque o órgão detectou sítios arqueológicos, grutas com pinturas rupestres e matas essenciais para os rios que cruzam o Parque.

Indígenas de 16 etnias haviam entregado uma carta às autoridades para tentar impedir a obra, e pedindo que fosse utilizada uma estrada alternativa – que passa um pouco mais longe do Xingu, em um desvio de cerca de 100 km, ligando Gaúcha do Norte a Canarana (MT). Segundo a reportagem, essa solução caminhava, mas uma nova intervenção do governo fez o projeto original ganhar força.

Além dos impactos apontados pelo Ibama, a obra também atrairia novos focos de desmatamento, novos núcleos populacionais e aumento do uso do agrotóxico.

O governador tucano Pedro Taques (PSDB) e o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) teriam confirmado em reunião pública que Temer indicou o ministro de Governo, Antonio Imbassahy (PSDB-BA), para tratar do assunto e que teria marcado uma reunião na semana que vem.

A estrada beneficia uma fazenda de soja do ministro Blairo Maggi, que está sendo denunciado por montar esquemas de corrupção no Mato Grosso.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast