Parlamentares lançam a campanha “Juros baixos, já” e criticam taxa Selic

“Nós não conseguimos entender o fato de o Brasil ter a maior taxa real de juros do mundo”, justificou o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), coordenador da campanha

Ao falar da campanha, Gleisi Hoffmann ressaltou que não existe justificativa econômica para manter os juros em patamar tão elevado (Foto: Gustavo Bezerra)

Parlamentares do PT e de outros partidos da Base do governo Lula afirmaram nesta terça-feira (14), na Câmara dos Deputados, que a alta taxa de juros mantida pelo Banco Central é incompatível com a proposta vitoriosa nas urnas, do presidente Lula, que defendeu o crescimento econômico com geração de emprego e distribuição de renda. As declarações ocorreram durante o lançamento da campanha #jurosbaixosjá, ocorrida no Salão Verde da Câmara, e coordenada pelo deputado Lindbergh Farias (PT-RJ).

Durante o ato, que contou com a presença de dezenas de parlamentares do PT, PSOL, PCdoB, Avante e do PP, Lindbergh revelou à imprensa que está criando uma frente parlamentar contra os juros abusivos no País. O objetivo é ajudar na mobilização da sociedade para a discussão do tema. “O presidente Lula foi eleito falando de crescimento econômico, geração de empregos e distribuição de renda. Nós não conseguimos entender o fato de o Brasil ter a maior taxa real de juros do mundo, de 8,16%”, explicou Lindbergh.

O deputado disse ainda que muitos países adotam taxas de juros negativas (taxa de juros descontada a inflação) e que mesmo os que têm juros positivos possuem taxas reais bem menores que a do Brasil. Esse é o exemplo do México (2ª maior taxa), com 5%; do Chile (3ª) com 4%; e da Colômbia (4ª maior taxa), com 3% de juro real. “Portanto, esse é um movimento para disputar a sociedade. Nós vamos lutar para mostrar ao País que essa taxa de juros é indecente, e que o Brasil não tem como retomar o crescimento econômico com ela”, avisou Lindbergh.

LEIA MAIS: Alta de 1% na Selic gera dívida de R$ 38 bi, triplo do custo do Bolsa Família

Apoio do partido

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), também hipotecou o apoio do partido à campanha pela redução dos juros. A parlamentar declarou à imprensa que na reunião do Diretório Nacional do PT – ocorrida nessa segunda-feira (13) – o partido apoiou a convocação do presidente do Banco Central – Roberto Campos Neto – para prestar esclarecimentos ao Congresso sobre a alta taxa de juros adotada no País.

Ao também criticar a atual taxa de juros de 13,75% ao ano, Gleisi Hoffmann ressaltou que não existe justificativa econômica para manter os juros em patamar tão elevado.

LEIA MAIS: Gleisi denuncia: juros altos são a última trincheira do bolsonarismo

“Precisamos sair desse círculo vicioso. Temos que parar com essa conversa que temos risco fiscal. Risco fiscal por não pagar dívida pública? Como, se a nossa dívida é em real e temos reservas internacionais, e ainda uma dívida cuja proporção em relação ao PIB é plenamente razoável e está em consonância com os países que estão em crescimento? Então, não tem risco fiscal”, disse a parlamentar.

Movimentos Sociais

A campanha #jurosbaixosjá também conta com apoio de vários movimentos sociais. Presente ao Ato, a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Juvandia Moreira Leite, ressaltou que a manutenção da atual taxa de juros é uma ação contrária ao desenvolvimento econômico e social do Brasil.

LEIA MAIS: Geração de emprego depende de redução da taxa de juros, avaliam economistas

“Um juro tão alto só pode ser sabotagem. Será que querem uma recessão no País? O Brasil precisa crescer, e essa foi a proposta vencedora na eleição. Essa alta taxa de juros afeta diretamente a população, seja no crédito habitacional, na aquisição de um automóvel ou algum eletrodoméstico. E isso afeta diretamente a economia, além da geração de emprego e renda. Precisamos de juros baixos já para fazer o Brasil crescer”, afirmou.

Assista a coletiva na íntegra:

https://www.facebook.com/ptnacamara/videos/1183158605675524

Do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast