Lula, em Ipatinga: “Minas Gerais, pode contar comigo”

Na cidade do Vale do Aço, Lula pede votos para Alexandre Kalil e Alexandre Silveira, promete reformar a BR-381 e garante que mineiros não se arrependerão de elegê-lo presidente

Ricardo Stuckert

Lula, entre Alexandre Silveira e Kalil (foto: Ricardo Stuckert)

Lula se uniu a Alexandre Kalil (PSD) e Alexandre Silveira (PSD), candidatos a governador e a senador que ele apoia em Minas Gerais, para conversar com a população de Ipatinga, no Vale do Aço, na noite desta sexta-feira (23).

Ao discursar, Lula prometeu que, se voltar a ser presidente, não deixará de visitar os mineiros com frequência e se comprometeu a concluir as obras da BR-381, tragicamente apelidada de Estrada da Morte. “Vamos transformá-la em Estrada da Vida, para vocês poderem sair para passear em paz”, prometeu.

“Minas Gerais, pode contar comigo. Eu já percorri este estado, já gastei sola de sapato, e quero dizer a vocês que quero ser eleito aqui. E tenho certeza de que vocês não vão se arrepender, porque eu virei várias vezes conversar com vocês. Eu não vou ser aquele político Xuxa, que, na época das eleições, beijinho beijinho; depois das eleições, tchau tchau. Eu quero dar beijinho agora e beijinho depois que terminar as eleições”, discursou (assista ao ato no fim desta matéria).

O ex-presidente disse ter decidido concorrer mais uma vez à Presidência porque não consegue apenas observar o país sofrendo com a fome, a inflação dos alimentos, o desemprego e a falta de futuro para os jovens.

“Este país precisa de emprego. As pessoas precisam poder cuidar das suas famílias. A coisa mais sagrada que a gente tem é a harmonia na família. Se o pai e a mãe estão bem dentro de casa, se os filhos estão bem, a gente vive a vida mais feliz”, disse.

E completou: “Por que estou voltando? Porque nós, quando governamos, consertamos este país. A gente fez mais universidades, mais escolas técnicas, mais empregos, pôs mais comida na mesa, o Brasil era respeitado. Mas esse cidadão que está lá acabou com tudo isso, e eu vou voltar não para governar, mas para cuidar de vocês”.

Importante votar no Time do Lula

Lula lembrou ainda a importância de os eleitores, em todo o Brasil, não apenas o elegerem para presidente, mas também eleger os deputados e deputados, senadores e senadoras, governadores e governadoras que o ajudarão a governar e fazem para do Time do Lula.

TIME DO LULA: Conheça as candidaturas apoiadas por Lula em Minas Gerais e no país

“Nós temos apenas 81 senadores no Brasil. O Senado tem um poder muito grande e pode ajudar ou atrapalhar o governo. Por isso, quero pedir a vocês, e se eu não confiasse não estaria pedindo: o senador nosso nessas eleições é o Alexandre Silveira, que tem o número 555”, ressaltou Lula.

Em seguida, pediu votos a Kalil. “Vocês lembram alguma obra importante que o atual governador fez aqui em Minas Gerais. Se ele fez todas as obras que vocês sonhavam, tudo bem. Mas, se ele não fez, a gente tem um cara que, em apenas quatro anos, fez uma revolução em Belo Horizonte, cuidando do povo da capital. Então, vim aqui pedir, encarecidamente, que vocês elejam o companheiro Kalil governador de Minas Gerais. E o número dele é 55”.

Kalil: “Aprendi muito com Lula”

Ao falar antes de Lula, Alexandre Kalil disse que, ao longo dessas eleições, aprendeu muito. “Eu aprendi muita coisa nessa caminhada ao lado do presidente Lula. Aprendi que governar é um ato de amor, um ato de cuidado, um ato de empatia. E que esse povo não esquece disso. Esse povo está aqui porque foi cuidado e, depois, foi abandonado.”

E completou dizendo que o atual governador é tão insensível quanto Jair Bolsonaro. “O Zema e o Bolsonaro são iguais. São insensíveis. Ignoram professor, ignoram servidor. (O Zema) não passa de uma calculadora sentado numa cadeira de governador. Nós vamos tirar essa calculadora. Temos oito dias. Nesta semana, já estamos datilografando a ordem de despejo dos dois”, afirmou.

Já Alexandre Silveira, se comprometeu a ajudar Lula a fazer as mudanças de que o Brasil precisa. “O presidente Lula vai precisar de uma bancada comprometida, que pensa igual a ele e que, como ele, quer construir uma sociedade mais justa, solidária, mais fraterna, mais igual e mais unida. E quero aqui, de forma muito humilde, pedir para ser um dos que vão ajudar os brasileiros e brasileiras no Senado da República.”

Dilma: mulheres unidas pelo Brasil

Também estavam presentes e discursaram a ex-presidenta Dilma Rousseff, o candidato a vice governador André Quintão (PT); e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Dilma lembrou que as mulheres têm sido um dos maiores obstáculos à reeleição de Bolsonaro e pediu que elas, agora, se empenhem a convencer os maridos, os filhos, os irmãos a nnao votar no ex-capitão.

“Tenho certeza de que nós mulheres, que somos mães de toda a outra parcela da população, vamos ser capazes de convencê-los a se constituírem também uma barreira contra Bolsonaro”, defendeu a ex-presidenta.