Neste domingo, não deixe de votar. Cada voto conta!

Para derrotarmos Bolsonaro e elegermos Lula presidente, todos precisamos ir votar neste domingo (30). E lembre-se: o voto é secreto e não tem como ninguém ver em quem você votou

Divulgação

Votar ara presidente é simples: aperte 13, espere a foto e o nome do Lula aparecerem e clique no verde Confirma

“É na soma de um, mais um, mais um que chegamos a 1 milhão.” Dessa forma, Lula explica a importância de todos nós irmos votar no próximo domingo (30).

É com o voto de cada um de nós que vamos nos livrar de Bolsonaro e seu governo de morte, de mentiras, de armas e violência, de massacre dos trabalhadores, de desrespeito e assédio às mulheres, de ataque às minorias, de destruição da Amazônia e do planeta.

Com um voto, mais um voto, mais um voto vamos eleger Lula presidente e começar a reconstruir o Brasil. Por isso, neste domingo, temos duas missões: votar e convencer todos que escolheram Lula a também ir votar.

Confira a seguir um tira-dúvidas sobre o segundo turno:

Posso votar, mesmo não tendo votado no primeiro turno?

Sim! A falta no primeiro turno não tira o direito do eleitor de participar do segundo turno.

O que devo levar?

Só é preciso apresentar um documento oficial com foto. Não é obrigatório apresentar o título eleitoral para votar. São aceitos os seguintes documentos:

– e-Título (título de eleitor em meio digital; se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);
carteira de identidade;
identidade social;
passaporte;
carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
certificado de reservista;
carteira de trabalho;
carteira nacional de habilitação

Qual é o horário da votação?

A votação ocorre ao mesmo tempo em todo o país, das das 8h às 17h em todo o país, obedecendo o horário de Brasília. Se sua cidade tem um horário diferente do de Brasília, você pode olhar o horário certinho aqui.

Como votar?

Depois de mostrar o documento para o mesário, você vai deixar seu celular (se estiver com ele) na mesa e ir até a cabine.

Em 12 estados, os eleitores vão votar para governador e presidente. Nos outros, em que a eleição para governador acabou no primeiro turno, vão votar só para presidente.

Nos estados com segundo turno para governador:

1. Aperte o número do candidato a governador. São dois dígitos

2. Espere a foto e o nome do seu candidato aparecer na tela

3. Aperte a tecla verde, Confirma

4. Depois, aperte o número do candidato a presidente. São dois dígitos. O número do Lula é 13

5. Espere a foto e o nome do seu candidato aparecer na tela

6. Aperte a tecla verde, Confirma

Nos estados com voto apenas para presidente:

1. Aperte o número do candidato a presidente. São dois dígitos. O número do Lula é 13

2. Espere a foto e o nome do seu candidato aparecer na tela

3. Aperte a tecla verde, Confirma

Tem como alguém saber em quem eu votei?

Não. Só se você contar. O voto é secreto e só você vê em quem você votou. 

Por isso, se tem alguém te pressionando a votar num candidato que você não quer, não se preocupe. Vote em quem quiser, tranquilamente.

Se alguém disser que você tem que filmar ou fotografar seu voto, diga que na hora o mesário pegou seu celular ou câmera e que não foi possível.

Como me preparar para nada dar errado?

1. O primeiro passo é ver onde você vai votar. Você pode descobrir no site do TSE, clicando neste link aqui. Basta informar o nome, o CPF ou o número do título de eleitor; a data de nascimento; e o nome da mãe (ou marcar o quadrinho não consta).

2. Agora que você sabe onde vai votar, tenha certeza de que você vai conseguir chegar lá. Em muitas cidades, o ônibus e o metrô vão ser de graça. Mas, se for preciso, converse com um amigo, um vizinho ou um parente e peça carona. Só não pode deixar de ir.

3. No domingo, vá com o seu documento até o local de votação. E, para não errar na hora, anote num papel os números em que você vai votar. Lembrando: o número do Lula é 13.

4. Ajude seus conhecidos que podem ter alguma dificuldade. Tire as dúvidas deles, os ajude a fazer a colinha e, se possível, ofereça carona.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast